Indicadores de rentabilidade: ROA, ROI e ROE

 


Os indicadores de rentabilidade da empresa são suas principais medidas de desempenho. Estes indicadores proporcionam a base para uma comparação entre diversas opções de investimento. Sendo importantes para tomada de decisão. Além disso, esses indicadores superam em muito o lucro na capacidade de responder sobre a viabilidade do negócio, uma vez que o lucro como medida isolada não é capaz de dizer sobre a eficiência na aplicação de recursos. Por exemplo, ao saber a informação isolada de que uma empresa que já atingiu sua maturidade teve um lucro líquido de $ 100.000,00, nada podemos dizer sobre sua eficiência e se isso é um motivo de comemoração ou frustração para o empresário. Este empresário pode ter um capital próprio investido de $ 1 bilhão no negócio. E o resultado anual de $ 100.000,00, nessas circunstâncias, certamente não é um resultado que lhe agrade. Por outro lado, para um empresário que tem investido um capital próprio de $ 10.000,00, esse resultado é extraordinário.

Assim, veremos abaixo três dos principais indicadores de rentabilidade.


Retorno sobre o ativo (ROA)

O ROA revela o retorno produzido pelo total das aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos. Pode ser calculado de acordo com a seguinte expressão:



O numerador da expressão, o lucro operacional, é o lucro antes das despesas financeiras da empresa. Ou seja, o valor que irá remunerar os proprietários de capital, sejam terceiros ou os próprios acionistas.

O ROA pode ser interpretado como o máximo de custo da dívida que pode ser tomado pela empresa. Um retorno sobre o ativo inferior ao custo da dívida provoca uma redução da rentabilidade do capital próprio, que é mais alavancada, tanto quanto for maior a relação de empréstimos sobre capital próprio.


Retorno sobre o investimento (ROI)

Uma vez que nem todos os credores da empresa exigem remuneração na forma de juros. Ou seja, normalmente existe na empresa passivos não onerosos, também chamados de passivos de funcionamento. Uma forma alternativa de calcular a rentabilidade e muito utilizada, é relacionar o lucro operacional com os valores deliberadamente levantados pela empresa para seu investimento e que devem ser remunerados. Desse modo, é apropriado calcular o retorno sobre o investimento (ROI):

O ROI, de forma análoga ao ROA e também ao ROE que será visto adiante, deve ser interpretado como: o quanto de lucro é gerado para cada unidade de investimento.


Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

Dentre os índices de rentabilidade o ROE é muitas vezes considerado o mais importante. Ele revela o quanto de lucro líquido (após os impostos) é gerado para cada unidade de capital próprio investido na empresa.


Para uma melhor análise é importante que os valores sejam expressos em moeda de mesmo poder de compra.

Junte-se ao nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/financascorporativas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Valor Econômico Agregado (VEA)?

Se perguntarmos a um empresário qual o objetivo econômico-financeiro de seu negócio é possível que tenhamos como resposta: obtenção de lucro...